Sec. Jurídica:

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Vale-refeição: uma conquista da classe trabalhadora!


A classe trabalhadora sempre precisou lutar muito para conquistar os direitos que tem hoje. Com o vale-refeição não foi diferente. Desde os anos 1960, 1970, os trabalhadores de várias categorias reivindicavam o benefício porque toda a classe trabalhadora sentia o peso do custo da alimentação no trabalho sobre as contas da família.
Até então, a empresa não fornecia nenhuma ajuda específica para o trabalhador se alimentar. Isso aliado ao aumento cada vez maior do peso da alimentação no orçamento doméstico.
Após muita luta, os trabalhadores em Telecomunicações em São Paulo conquistaram nos anos 1980 o vale-refeição. No início, o valor não era o mesmo de hoje, mas aquele foi o ponta-pé inicial para mais tarde a conquista do benefício para toda a classe trabalhadora.
Hoje, dos 35 milhões de trabalhadores registrados no Brasil, 4,5 milhões recebem o vale-refeição. O valor do benefício pode variar de categoria para categoria ou de empresa para empresa. Agora a nossa luta é pelo aumento do valor do vale-refeição, já que a alimentação há muito vem encarecendo a alimentação do trabalhador e da trabalhadora brasileira.
A conquista do vale-refeição também abriu as portas para a luta pelo vale-alimentação (cesta básica). Algumas categorias começaram a recebem o benefício na década de 1980. O benefício se estendeu para outras na década de 1990 e, hoje, o desafio é garantir para toda a classe trabalhadora, independente do ramo de atividade, os dois benefícios, além de reajuste constante nos valores conforme a variação do custo da alimentação.

Notícias anteriores